"O DESAFIO DA MUDANÇA" ● Leandro Karnal ● Palestra





Refletindo com o professor Leandro Karnal

"A mudança de tipo de pena é a mudança de concepção de erro"

"Socialismo só existe apenas em Cuba, Coreia do Norte e diretório acadêmico na área de humanas, onde brilha a utopia."


  • Mundo liquido, onde o pilar é a dependência tecnológica.
    • Característica contemporânea: Não tenho mais o corpo unido a consciência naquele momento, não estou mais inteiro naquele momento.
  • Mundo sólido, é o mundo de certezas.
"Tudo se desmancha. O tempo é a única realidade que atinge inclusive seres inanimados, como pedras, como arvores; Objetos sem consciência são atingidos pelo tempo. Tudo está em transformação, não há eternidade; O cemitério está repleto de pessoas indispensáveis."

"Quem se conhece, não se atinge."

""Virtu": capacidade de não transformar um problema pequeno em um problema maior."

"O deprimido é sempre um narcisista: "no mundo ninguém me entende";"ninguém me ama"."

"O meu EU condiciona grande parte das minhas ações. Eu tenho que ser Senhor do meu EU."

"Há um equilíbrio e uma contradição em cada idade; Suspiramos pela juventude e pela infância, mas nenhuma criança jamais acordou e disse de manhã "como eu gosto de ser criança"; São os mais velhos que compõem os poemas "Ai que saudades que tenho, da aurora da minha vida..."; Há um equilíbrio e uma contradição em cada idade; Há uma dor em cada idade;Há uma dor no envelhecimento, mas é o momento de dizer uma resposta dura e muito interessante, que talvez o emprego tenha impedido que eu dissesse com clareza: "Quem sou eu? Quem sou eu sem a fantasia e a personagem? Quem sou eu sem o dado externo dado a mim?" Este é o equilíbrio e a contradição em cada idade."

"Não querem envelhecer? Tem soluções ótimas! A opção ao envelhecimento é a morte. Ela ocorrerá!!!Como eu chegarei até lá, tem haver com a "virtu"."

"Os budistas tem razão: "desejar incessantemente tem um defeito, impede que eu veja o local que eu estou; Eu desejo incessantemente e mais incessantemente eu sou infeliz; Incessantemente eu vou ver o pior de cada situação e incessantemente eu esqueço de parar e observar essas coisas."

"Envelhecer é afinar o olhar, levar os olhos para passear pela vida."

"A estratégia biográfica é saber desejar o que eu posso, aproveitar o que eu consigo e dentro dos limites físicos, de idade e de renda, dizer a cada época a resposta que eu tenho que dar: "Não existe no meu tempo" e é essa a principal resposta; Meu tempo é HOJE; Só vivo o HOJE. Como diz Santo Agostinho: "Só existe presente, passado é uma memória e o futuro é inexistente"; Só existe HOJE; Esse é o MEU tempo; Não existe passado; Eu nunca fui nada; Eu apenas SOU; Que seja sempre o MEU TEMPO, trabalhando ou aposentado."  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog